9.5.19

Insight

Insight. A visão que vem de dentro. O estalo súbito da ideia. A luz que surge inesperadamente no breu. As más e as boas línguas costumam dizer que as melhores sacadas surgem dele. Um momento ínfimo que surpreendentemente aparece para resolver todos os seus problemas e mudar de vez o seu contexto. Eu concordo e discordo. Vivemos inconscientemente sempre esperando o nosso grande insight. O insight que vai me fazer ter aquela ideia mágica que me tornará uma pessoa de sucesso. O insight que será o tema do meu TCC da faculdade. O insight que vai me fazer focar na minha dieta e finalmente emagrecer e ser uma pessoa mais saudável. O insight que vai me fazer compreender por que tudo que eu faço nunca parece resultar no que eu almejo. O insight que vai surgir e me fazer escrever um bom texto para o meu blog. Esse texto não é um insight. Se eu ficasse esperando pelo momento ínfimo no espaço de tempo que me trouxesse voluntariamente o lampejo perfeito que derramasse com força do meu peito a ideia de ouro fresca pro papel, esse texto aqui nunca existiria. Porque ele é resultado de esforço e pensamento. Ele é um insight forçado enquanto eu pensava sobre a falta de ter um insight. Não estou desmerecendo a organicidade das ideias súbitas. Pelo contrário. Eu as amo. Elas chegam sem pedir licença e quando você menos percebe já se expandiram por todo o seu corpo. E você é obrigado a materializar. Na verdade é por isso que eu escrevo. Eu escrevo porque preciso. Por pura necessidade, lazer e função. Escrevo no trabalho. Escrevo na faculdade. Escrevo na alma. São tantas palavras e verbos emaranhados em meio a tantos momentos eternos, que nem sempre o insight se sente a vontade de aparecer no meio das obrigações. E tudo bem. Afinal a vida não é um insight. Como já diria Racionais, a vida é desafio. Ela exige. Cobra. Como uma cobra coral vermelha: linda e sorrateira. Quanto mais cedo você entender que para o caminho do sucesso não há atalhos, mais feliz nesse caminho você será. São fatos. E fatos precisam ser aceitos para conseguirmos ir para o próximo ato. O clímax.  É como aprender a teoria para depois realizar a prática com excelência. Chato mas necessário. Faça o que tem que ser feito. Crie o seu próprio insight. Afinal ele já existe ai dentro de você e só está esperando o momento de ser descoberto. 


0 comentários:

Postar um comentário